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Introdução às Redes Sociais para Jornalistas

  25h
Ref.  18132686
2018 Dec 10

Objetivos
No final do curso, os formandos deverão ter adquirido as seguintes competências, no âmbito do saber-fazer, relativamente à produção e publicação de conteúdos em redes sociais online e em gestão de comunidades online:
- utilizar da melhor forma as redes sociais, em especial Twitter, Instagram e Facebook, para potenciar e complementar a produção jornalística
- agir com objetivos claros nas redes sociais
- gerir seguidores e fãs nas redes sociais
- criar e publicar conteúdos adequados às redes sociais
- criar e publicar conteúdos com smartphones
Enquadramento
O curso de formação Introdução às Redes sociais para Jornalistas visa preparar os profissionais para as exigências que as redes sociais vêm colocar aos profissionais da comunicação. As redes sociais online desenham-se como um meio no qual todos os órgãos de comunicação social relevantes, a nível local e global, estão presentes. Sendo um suporte recente, as redes sociais introduziram novas linguagens e formas de comunicar nos media, obrigando os jornalistas a integrar novas competências nos seus processos de trabalho.

Este curso procurará formar e preparar os profissionais para este novo ambiente de comunicação, colocando a tónica na experiência prática, de modo a permitir aos formandos a capacidade de dominar as especificidades da comunicação nas redes sociais como forma de potenciar e complementar a sua atividade jornalística.

O curso irá abordar os vários aspetos introduzidos pelas redes sociais na atividade jornalística, nomeadamente no fluxo informativo. As redes sociais enquanto fonte de informação, a produção e edição de conteúdos para as redes sociais e os canais e formas de disseminação serão os focos desta formação. Haverá igualmente discussão alargada sobre a criação e gestão de comunidades nas redes sociais como forma de promover a interatividade e uma relação de proximidade com o público.

NOTA: os jornalistas deverão ter um smartphone com sistema operativo Ios ou Android que permita a instalação de aplicações a indicar.
Material de Apoio / Metodologias
Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica e funcional.
Nas sessões teórico-práticas presenciais, recurso aos métodos:
- Expositivo (participado),
- Interrogativo,
- Demonstrativo,
- Case-study.
Trabalho prático com base na descoberta e role-playing.
Análise crítica de trabalhos.

No decurso da ação são utilizados suportes pedagógicos adequados às situações de aprendizagem, designadamente:
- Sala de formação teórico-prática devidamente equipada com projetor (Datashow) e um computador (por formando) com ligação dedicada à Internet e software necessário.
Conteúdos programáticos
1. As Redes Sociais online e o Jornalista:
a. Porque queremos estar nas Redes Sociais
b. Como podem os jornalistas usar os Social Media
c. As redes sociais e a cobertura de grandes eventos

2. O Facebook
a. O que é e como funciona
b. Porquê usar o Facebook
c. Regras básicas para operacionalizar uma conta
d. Conteúdos para o Facebook
e. Ferramentas de monitorização

3. O Twitter
a. O que é e como funciona
b. Porquê usar o Twitter
c. Regras Básicas para operacionalizar uma conta
d. Conteúdos para o Twitter
e. As plataformas de integração: Hootsuite e Tweetdeck
f. Ferramentas de Monitorização

4. Instagram
a. O que é e como funciona
b. Porquê usar o Instagram
c. Regras básicas para operacionalizar uma conta
d. Conteúdos para o Instagram

5. Outras redes sociais (Linkedin, Snapchat, FB Messenger, Whatsapp, Telegram, , etc.)

6. Estratégia de conteúdos
a. A curadoria de conteúdos e breaking news;
b. Como definir uma estratégia para as redes sociais, em complemento à produção jornalística radiofónica e online (estilo, frequência, tipos de media)
c. O que publicar (texto, imagens, áudio, vídeo, gráficos)
d. Quando publicar (para potenciar e complementar a informação radiofónica)
e. Com que frequência (criar plano de publicações)
f. Em que redes sociais
g. Como interagir com os seguidores e fãs para obter feedback e gerar discussão positiva

7. Uso das contas pessoais como forma de potenciação e personalização da informação jornalística

8. As redes socais como fonte de informação

9. Escrever para redes sociais: o tweet e o post
a. Regras de escrita e hiperligação

10. Gestão de redes sociais e de comunidades de discussão
Destinatários
Profissionais no campo da exploração e aproveitamento das potencialidades das redes sociais online.
Áreas de especialidade e Créditos
O/A formando/a adquiriu as seguintes competências, no âmbito da produção e publicação de conteúdos em redes sociais online e da gestão de comunidades online:
- utilizar da melhor forma as redes sociais, em especial Twitter, Instagram e Facebook, para potenciar e complementar a produção jornalística;
- agir com objetivos claros nas redes sociais;
- gerir seguidores e fãs nas redes sociais;
- criar e publicar conteúdos adequados às redes sociais.