Out 26

Criação de Podcasts: A Rádio Portátil

 60h
Ref. 20132135
Inscrever-me

Objetivos
Pretende-se, com esta ação de formação, que os/as formandos/as apreendam as técnicas de produção, gravação, edição e publicação de podcasts. No final da ação, os/as formandos/as deverão ter adquirido as seguintes competências:
- Identificar as caraterísticas essenciais do podcasting;
- Planear um podcast, definindo um formato, um tema e destinatários;
- Dominar as regras essenciais da linguagem áudio, através da escrita e da ligação entre o texto e os sons;
- Dominar a captação e edição digital de som;
- Publicar e distribuir o podcast através das diferentes plataformas disponíveis.
Enquadramento
Desde a década passada, os podcasts têm conquistado um número crescente de adeptos, acompanhando o desenvolvimento do chamado mobile lifestyle. Cada vez mais, o contacto com os conteúdos é feito através de dispositivos móveis, permitindo maior liberdade aos consumidores. Por outro lado, a variedade de ferramentas disponíveis tornou mais aliciante a produção e distribuição de programas que, tal como na rádio tradicional, têm a vantagem de poderem ser escutados enquanto se realizam outras tarefas. Para além disso, ao contrário do broadcasting, que supõe uma lógica de programação, o podcasting permite uma maior variedade de formatos, quer relativamente à duração de cada episódio quer de conteúdos temáticos, que podem ser direcionados a nichos de interesse e mercado, sem as limitações geográficas ou de consumo em direto da rádio tradicional.

O curso de formação em Criação de Podcasts pretende ser uma iniciação ao podcasting, preparando os/as formandos/as para a realização de podcasts, através do entendimento da linguagem específica deste meio, das técnicas de gravação e edição, e ainda das possibilidades de disseminação dos conteúdos através da Internet. Nesta formação, propõe-se uma abordagem crítica das possibilidades do podcasting, através da realização prática de um projeto individual final.
Material de Apoio / Metodologias
A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente ativa. Serão utilizados os métodos expositivo (participado), interrogativo e demonstrativo, e o método da descoberta para a realização do trabalho prático. A ação seguirá uma organização em modo b-learning, através de sessões presenciais (em sala e estúdio de rádio), sessões online síncronas (com recurso à plataforma Zoom), sessões assíncronas e trabalho autónomo, visando a aquisição de competências por parte dos formandos e a sua autonomia progressiva. Esta metodologia pressupõe uma tutoria ativa por parte dos formadores, através do acompanhamento e análise crítica dos trabalhos produzidos pelos formandos.

Para a componente presencial da formação, será assegurado o recurso a sala de formação com projetor de vídeo, acesso à Internet, gravadores de áudio digitais, estúdio de rádio auto-operado e software de edição de áudio. A organização da ação requer ainda que os participantes tenham equipamento próprio de captação e edição de som, equipamento informático adequado e acesso à Internet, incluindo à plataforma Zoom para videoconferência, bem como a documentação fornecida pelos formadores.

Conteúdos programáticos
Podcasting: a rádio mais perto do ouvinte (8 horas)
- Uma história de sucesso com 10 anos.
- Diferenças e semelhanças entre rádio e podcasting.
- A intimidade do som e da voz humana.
- Diferentes géneros e formatos.
- Podcasting, jornalismo e comunicação.
- Planear um podcast: tema, destinatários e formato.
- Definição do projeto de curso.

Linguagem e escrita para áudio (8 horas)
- Aspetos essenciais da linguagem radiofónica: clareza, coloquialidade e concisão. A economia narrativa: usar as palavras certas e essenciais.
- Escrever para dizer. Conseguir captar e manter a atenção do ouvinte. Cuidar do tom e do ritmo.
- Compreender antes de escrever. Ser criativo para facilitar a compreensão. Escrever com “imagens” e ordens de grandeza.
- Algumas armadilhas: números, siglas, os jargões profissionais.
- O improviso - conversa e entrevista.

Captação e edição digital de som (12 horas)
- A captação de som – equipamentos e cuidados.
- Softwares de edição digital.
- A edição de som e o processamento digital.
- Regras para o uso de ficheiros áudio.
- Exercícios de consolidação.

Publicação e distribuição de podcasts (8 horas)
- Fundamentos técnicos da difusão/sindicação de conteúdos áudio - podcasts (feed/xml).
- Caraterização dos vários tipos de soluções de publicação e distribuição de podcasts.
- Requisitos essenciais para a implementação de um projeto online (soluções partilhadas, domínio, alojamento, sistemas gestão conteúdo, etc…).
- Configuração e implementação de um projeto em 3 ambientes de publicação/distribuição de podcasts:
? Serviço online gratuito;
? Página web + Serviço online gratuito;
? Alojamento próprio + Sistema de gestão de conteúdos.

Projeto individual: produção de um episódio piloto de podcast (24 horas)
Destinatários
Esta ação destina-se a estudantes de Jornalismo / Comunicação e a todas as pessoas que trabalhem ou pretendam trabalhar no setor da comunicação, independentemente dos conhecimentos técnicos específicos na área do audiovisual.
Área de formação
 Audiovisuais e Produção dos Média
Local onde a ação decorre

 Online

 

 

Período de realização da ação

 26-10-2020 - 04-12-2020

Horário
 9.00-12.00 e 10.00-13.00 h
Preço
100,00 €
Observações
Sessões síncronas:
26, 27, 28 de outubro, 2, 3, 4, 9, 10, 18, 23, 24 de novembro, 3, 4 de dezembro