Nov 16

SEO para Jornalistas

 16h
Ref. 20132179
Inscrever-me

Objetivos
No final do curso, os formandos deverão:
- Saber o que é o SEO e como os motores de busca funcionam;
- Aplicar técnicas de SEO de modo a conseguir escrever artigos que estejam de acordo com os interesses dos seus leitores;
- Identificar os fatores negativos do SEO
Enquadramento
De que serve ter-se escrito um excelente artigo, se ninguém o lê, porque não o encontra nas primeiras páginas de pesquisa?
Porque se segue uma agenda definida por políticos, clubes de futebol profissional, líderes de opinião, etc., quando os leitores procuram informações sobre outros assuntos?
Descubra as respostas a estas e a outras perguntas neste workshop sobre Search Engine Optimization (SEO), uma ferramenta para um jornalismo baseado nos interesses dos leitores.
Material de Apoio / Metodologias
A formação decorre em sessões à distância (síncronas e assíncronas) com recurso aos métodos expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo ecase-study.
Trabalho prático com base na descoberta e role-playing.
Conteúdos programáticos
SEO
- Conceitos básicos;
- Como funcionam os motores de busca;
- Exemplos e boas práticas

SEO = Leitores
- Pesquisa e análise (palavras-chave = interesses dos leitores);
- Criação de textos e títulos;
- Links inteligentes;
- Testar e medir resultados;
- Exemplos e boas práticas;
- Discussão de boas práticas

SEO negativo
- Fatores negativos no SEO;
- Exemplos e boas práticas;
- Discussão de boas práticas
Destinatários
Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
- jornalistas com longa experiência, que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, não tendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade;
- jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais, se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos.
- jornalistas que possuem blogues ou websites na Internet.
Área de formação
 Audiovisuais e Produção dos Média
Local onde a ação decorre

 Online

 

 

Período de realização da ação

 16-11-2020 - 19-11-2020

Horário
 10.00-12.00 h
Preço
35,00 €
Observações
Sessões síncronas:
16, 17, 18 e 19 de novembro